Temas aulas/workshops

Aulas práticas:
(Obs.: todas aulas podem ser atreladas a teoria e mostra de vídeos e/ou imagens com uma apresentação inicial para contextualizar cada dança)

IMG_2206* Rumba Gitana
– Exercícios rítmicos
– Movimentos de pés acrescidos de trabalhos de mãos e braços e/ou saias
– Jogos rítmicos e criativos
(opcional: uso do leque em rumbas ciganas / acompanhamento de música ao vivo)

* Dançando com lequeFotos de Vanessa Elias 3
– Postura dos braços / Trabalho das mãos
– Movimentos com o leque em sequência coreográfica
–  A linguagem dos leques

* Dançando com xale
 Despertando a sensibilidade da pele / Percebendo o tecido
– Movimentos com o xale em sequência coreográfica
– Explorando novas possibilidades de movimento criativas

* Romanês – A tradicional da dança do povo Rom
 Trabalho de pés
(opcional: dançando romanês com pandeiro)

balkan3* Danças Ciganas dos Bálcãs
 Danças tradicionais em roda (Cocek, Rumelaj, Kolo)
– Cocek
– Mahala / Manea
– Dança Cigana turca

 

RomeniaFabio4* Dans Tiganesc – Danças Ciganas da Romênia
 – Os rápidos e intricados movimentos de pés das danças ciganas da Transilvânia
  – Mahala  / Manea – A dança cigana do sul da Romênia de influência oriental (turca)
Vídeo Saphyra em Danças da Romênia: https://www.youtube.com/watch?v=krvkO8yQYeM

* Danças Ciganas húngaras e romenas
– 
Exercícios rítmicos com os pés, partindo de movimentos básicos aos mais complexos conforme andamento do grupo

SaphyraRuska* Ruska Roma – Dança Cigana Russa
Postura e presença cênica
– Movimentos de mãos e braços
– Trabalho de pés evoluídos conforme andamento do grupo
– Evolução com as saias
(pode-se acrescentar opcional: uso do pandeiro e xale)
Vídeo Saphyra em Dança Cigana Russa: https://www.youtube.com/watch?v=Z0vTZ4YtJIA

* Zambra – A influência árabe (fusão árabe-espanhola)
Reconhecendo o estilo musical
– A transição entre movimentos do flamenco e a movimentação oriental
– O encontro das diferentes qualidades de movimento no mesmo corpo
– Trabalho de braços orientais e espanhóis/ movimentos de quadril/ trabalho de pés

turca* Roman Havasi – O ritmo 9/8 da dança cigana turca
– Reconhecendo a métrica 9/8
– Movimentos pélvicos / trabalho de pés
– Gestos típicos que traduzem o cotidiano da mulher cigana turca
Vídeos Saphyra em Dança Cigana Turca: https://www.youtube.com/watch?v=DpVI4lOt1jI

* Explorando o uso das saias ciganas de forma criativa em rumbas e músicas russas
 Despertando a sensibilidade da pele / o “tocar” na saia
– Sequências de movimentos
– Descobrindo novas possibilidade criativas

* O punhal como elemento cênico
 – Reconhecendo movimentos de força e leveza, precisão e fluidez
– Sequência de movimentos criada a partir da ideia ritualística de limpeza
– Explorando seus próprios movimentos

* Criação na Dança Cigana
 – Até onde posso ir? Que elementos usar?
– Caminhos para improvisação
– Criação X Tradição

* Danças do Rajastão (Índia)
Imagem 0361) Kalbelia /
Sapera – Inspirada pelos movimentos das serpentes, caracterizada pela roupa preta com detalhes coloridos, giros e movimentos acrobáticos
Vídeo Saphyra em Dança Kalbelia: https://www.youtube.com/watch?v=s1Qv2wVngd8
2) Banjara/Banjari – Os ciganos – O povo nômade da Índia
3) Ghoomar – Dançada em roda por mulheres, embelezada pelos giros e caracterizada pelos rostos cobertos por um véu
Vídeo Saphyra com alunas em dança Ghoomar: https://www.youtube.com/watch?v=fvIwo8NUKzo

IMG_5397* Dança Indiana – Princípios do Bharatanatyam (a arte de se expressar no ritmo)
– 
Reconhecendo as linhas e desenhos geométricos deste estilo
– Exercícios rítmicos com os pés
– Adavus – Exercícios que combinam movimentos de pés, pernas, braços, mãos (mudras), tronco, cabeça, olhos
– Sequência coreográfica
– Mudras (os gestos das mãos)
Vídeo Saphyra em Bharatanatyam: https://www.youtube.com/watch?v=Ourd91ZWsYw

abhinayas* Mudras e Abhinayas
  – Abhinaya: “levar o público a um sentimento (rasa)”, é expressão de fora que vem de dentro.
 – Mudras: são os gestos das mãos utilizados nas danças indianas.
– Os 28 mudras (gestos das mãos) utilizados na dança e suas combinações
– Viniyoga Hasta Mudra – A aplicação dos gestos das mãos e seus significados (estudo do tratado Natyashastra)
– Abhinaya: O que é? O que o compõe?
– Concebendo as emoções (Satvika)
– Utilizando os Mudras e Abhinayas para interpretar alguma passagem da mitologia hindu
– Aplicando Mudras e Abhinayas em poemas e/ou canções nacionais
(opcional: acompanhamento de música ao vivo)

* Fusões indianas ( árabe ou espanhola)
 Pontos opostos e pontos comum entre as linhas geométricas e movimentos precisos do Bharatanatyam com as técnicas das danças orientais ou espanholas.
– Transitando entre diferentes técnicas
Vídeo Saphyra em Fusão flamenco indiana: https://www.youtube.com/watch?v=qozHDI90lC0

* Dança dos 7 véus
O despertar da consciência através da dança dos 7 véus.
Um caminho pelo auto-conhecimento a evolução espiritual.
7 cores, 7 chakras, 7 mistérios…
Cada véu uma qualidade, um desvendar
Vídeo Saphyra dançando 7 véus: https://www.youtube.com/watch?v=eFeaMmr5JWc

* Análise de movimentos utilizando os conceitos de Rudolf Laban
– Experimentar novas possibilidades de movimento a partir dos conceitos de Laban
– Reconhecer e analisar suas próprias danças, destacando pontos que podem ser trabalhados
– Esudando os 4 fatores de movimento (peso, fluência, tempo e espaço)
(opcional: acompanhamento de música ao vivo)

* Dança e Consciência
– 
A partir de um trabalho de sensibilização e consciência, explorar novas possibilidades de movimento
– (re) descobrir o próprio corpo
(opcional: acompanhamento de música ao vivo)

* Vivência com véus
– Trabalho de sensibilidade da pele / Sentir o tecido
– Movimentos conscientes com o véu
– O véu como elemento de contato com a essência feminina
– Descobrindo novas possibilidades de movimento com os véu
(opcional: acompanhamento de música ao vivo)

* Hula – A Dança Havaiana
– 
Movimentos dos pés e balanço do quadril em hula a’wana (moderna) e hula kahiko (antiga)
– A história conta pelas mãos (os gestos)
– Coreografias: hula a’wana (moderna), hula ku’i (de transição) e hula kahiko (antiga)

* Aula teóricas:
– Localização geográfica e influência na dança cigana
  – Diferenciando ritmos e estilos na dança cigana
– A dança cigana pelo mundo e a dança cigana no Brasil
– Técnica – O que é? Como aparecem em danças ciganas?
  – Santa Sara – lendas e história, a cripta em Saintes Maries de La Mer, imagens da perigrinação e festividades em maio nesta região
– A Índia e suas danças / apresentando os 7 principais estilos de danças clássicas indianas e suas principais caraceterísticas

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2 comentários sobre “Temas aulas/workshops

    • Olá Ana Paula,

      Sim, para o próximo ano teremos sim o Curso de Aperfeiçoamento em Dança Cigana que acontece mensalmente aos finais de semana.
      Fique de olho na nossa programação, que logo teremos as informações sobre este curso.
      Ou, podemos lhe enviar no seu e-mai.

      Curtir

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