A trajetória

7cabeças 6Cristiane Wilson, artisticamente conhecida por Saphyra, é bailarina profissional e professora de dança, atua com danças étnicas desde 1996 com especialidade em danças ciganas, indianas e oriental (dança do ventre).

Inciou sua prática de dança aos 4 anos (em 1982) no balé clássico, passando por diversas atividades corporais e artísticas como jazz, ginástica olímpica, capoeira, teatro, entre outras, até encontrar em 1996 nas danças étnicas seu caminho de atuação profissional.

1996 - 1° dança

Festa de 20 anos da Boutique Cigana – 1996

Do intenso contacto com a cultura cigana desde a infância, pois sua mãe é proprietária da Boutique Cigana (desde 1976), comércio voltado ao vestuário baseado no estilo cigano. Um ano antes da comemoração dos 20 anos de loja veio a descoberta da dança cigana e sua diversidade, iniciando aí as suas pesquisas que seguem até os dias de hoje.

Neste mesmo ano, encontrou a grande mestra da dança oriental, Encontro Precioso 2Samira Samia, com quem iniciou as aulas de dança cigana, mas logo seguiu suas aulas para a dança do ventre, as quais seguiram por 4 anos consecutivos de aulas particulares. Muito logo, iniciaram os diversos convites para shows e aulas, passando então a dedicar-se mais profundamente ao estudo e pesquisas das danças que estava levando profissionalmente.

Em 1999 uma nova descoberta, a dança clássica indiana, estiloIMG_5407 Bharatanatyam, as linhas geométricas, a precisão, o trabalho rítmico e o peso necessário para a realização desta dança vieram para completar o seu trabalho corporal. Seguiu praticando este estilo por 10 anos sendo discípula de mais uma grande mestra, Estelamare dos Santos (in memorian), que após viver na Índia por 7 anos estudando dança, propagou um lindo trabalho no Brasil e em outros países até nos deixar em 2014.

Em 2005 concluiu a graduação em Dança e Produção Cultural na Universidade Anhembi Morumbi adquirindo um pensamento contemporâneo para a prática e ensino da dança, baseado no autoconhecimento e desenvolvimento da consciência corporal, facilitando a exploração de movimentos para criar sua própria dança.

7cabeças 4

Especializada em “Arte do Movimento” pelo Instituto Sedes Sapientiae, estudou os fundamentos do movimento sistematizados por Rudolf Laban, um grande pensador do movimento, pensamentos estes que servem como uma grande base para o seu trabalho.

No início de 2010 viajou para Índia para estudar dança clássica indiana, estilo Bharatanatyam com Lokesh Baradwaj em Nova jm 028 - Eu e Champa camarim show AgraDelhi e para aprofundar seus estudos sobre dança e cultura cigana no Rajastão, onde teve uma grande experiência com a comunidade cigana da Índia. Em Pushkar aprendeu a dança Kalbelia (ou Sapera) com as ciganas Raki e Sunita e em Jaipur aprendeu Kalbelia e diversas outras danças folclóricas com Champa Puran Nath Sapera e seu grupo (Desert Gypsies Group). Ao trazer estas danças para o Brasil e percebendo a importância que foi estar ao lado das comunidades que realizam estas danças, vivenciar o local, conviver e respirar aquele ar, passou a focar seus estudos nesta busca.

Em 2011 esteve no sul da França, com um olhar pesquisador acompanhou as festividades no dia de Santa Sara em Saintes Maries de La Mer, além de ir ao encontro de grandes músicos ciganos da região, retornando em 2013.

DSC06763Em 2012 foi para Turquia pesquisar a dança cigana turca. Estudou com a conceituada cigana Reyhan Tuzsuz (Istambul),  com o músico Naci Songur (Istambul) e com as ciganas Filiz (Avanos – Capadócia) e Nuran (Kayseri). Neste período atuou dançando no restaurante Harmandali em Uçhisar (Capadócia) a qual foi convidada a retornar 6 meses depois para mais uma temporada, em 2013.

E, 2014, seguiu para Sérvia e Romênia, na Sérvia participou da viagem de dança organizada pela bailarina Simona Jovic contando com 25 horas de aulas de danças ciganas. Da Sérvia para a Romênia, conviveu com ciganos da região, tendo aulas com Florin do Grupo Ensemble Kelen Amentza (Mintia,Hunodeara), Iosif Buta do Grupo Ensemble Aven Amentza (Targu Mures) e com algumas integrantes do Grupo RomaFest, o mais conceituado grupo de dança cigana da Romênia (Targu Mures).

RomeniaFabio11

Também faz parte de sua formação grandes professores e mestres como: Alessandra Kalaf (flamenco), Princess Banu – Turquia (dança do ventre estilo turco), Paola Blanton – Macedônia/Brasil (técnica Isadora Duncan e Danças Bálcãs), Antonio Carlos Cardoso – RS (dança havaiana), Laura Shannon – Findhorn/Escócia (danças ciganas e Bálcãs), Samara & Setrak (dança do ventre), além das aulas de dançaterapia (metodologia María Fux) e danças circulares sagradas.

Seu trabalho é baseado na diversidade, na busca das diferentes maneiras de se movimentar em cada etnia e nas qualidades de movimentos necessárias para se chegar à elas. Experimentar estas diferentes qualidades de movimento é transitar por diferentes sensações, é descobrir novas possibilidade de movimento e amplia-las podendo transitar entre o tradicional (fiel às culturas representadas) ou o inovador, criativo. Com esta filosofia mantém seu espaço “Saphyra Espaço de Dança” desde 1999, compartilhando experiências. Ministra aulas regulares de dança do ventre, dança cigana e dança indiana com método próprio baseado em anos de estudo, pesquisa e observação de suas experiências como artista e professora. Oferece com freqüência cursos, workshops e vivências em diversos temas, participa constantemente de diversos eventos abertos ao público, particulares ou corporativos e produz 2 eventos anuais, um espetáculo teatral com a participação de suas alunas e o “Encontro Precioso – Festival de Danças Étnicas” que conta com a participação de diversos grupos, música, interação e expositores, com o intuito de divulgar a arte da dança respeitando e valorizando a diversidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s